Carta aberta da DENEM sobre as manifestações

terça-feira, 2 de julho de 2013

Vivemos um momento histórico de mobilizações das massas, que se espalham por todo nosso país. Esse movimento já tem obtido importantes vitórias, como o recuo por parte de diversos governos no aumento da passagem dos transportes públicos em várias cidades, a diminuição das passagens, e a instituição do passe livre estudantil em tantas outras. Ao mesmo tempo, a mídia corporativa e organizações de direita têm buscado direcionar e pautar esses movimentos, incitando inclusive a violência contra entidades, organizações e partidos que historicamente estiveram ao lado do povo, e sempre defenderam as pautas apresentadas hoje. Diante dessa nova conjuntura das mobilizações, a DENEM vem através dessa carta: 

Repudiar:
* A violência contra organizações políticas. Entendemos que a rejeição aos partidos carrega a rejeição à política institucional, viciada, que vive uma profunda crise de legitimidade. O Movimento Passe Livre é um movimento apartidário, mas não antipartidário, e atitudes fascistas devem ser repudiadas. 
* Ações de Homofobia e Machismo.
* Movimentos e entidades que tentem deslegitimar os protestos, a partir de interesses governistas.
* A proposta dos diversos governos de diminuição das passagens a partir de reduções e incentivos fiscais para os empresários dos transportes. 
* A violência policial contra os manifestantes

Reafirmamos:
* Que os estudantes de medicina continuem participando das manifestações e que, além disso, sigam discutindo, estudando e se organizando, a fim de que as lutas nas ruas não sejam despolitizadas e sem nenhum horizonte de transformação social radical e profunda.
* Nossa defesa pelas pautas do movimento: 
# Redução do preço das passagens 
# Livre direito de manifestação e não criminalização dos movimentos sociais
# Dinheiro da copa para Saúde e Educação públicas
# Estatização do transporte coletivo

Esperamos por fim, que essas mobilizações fortaleçam o movimento estudantil, e que os estudantes compreendam que não é só possível mas necessário protestar e lutar nas ruas por seus direitos. 

Saudações estudantis DENEM!
Comentários
0 Comentários

Comentários:

Faça um comentário: